Popular Posts

Saturday, March 12, 2011

Quem sou eu?


Sei que a timidez é um dos meu grandes problemas. Ela é como uma prisão que me impede de progredir, de fazer as coisas normais que todos fazem. A frustração é demais quando não consigo entrar numa sorveteria cheia, ou sentar na praça para tomar um açaí ou qualquer outra coisa. a timidez limita as minhas ações o que não é nada bom. Sinto-me preso. É imprescindível que eu venha a enfrentar esse problema com mais seriedade.
Tenho fé em Deus, sei que ele existe e é uma Deus de amor e misericórdia. Não posso conceber a vida sem uma mente criadora e organizadora por trás deste imenso universo. A igreja como fiel depositária das verdades cristãs tem sido ao longo dos séculos ás vezes mal intérprete das verdades bíblicas. Isso não invalida os ensinamentos sagrados, apenas reflete a realidade de que somos seres culturais, nossos valores equivalem à época e aos tempos em que vivemos. Mas os preceitos cristão, creio eu, são eternos.

Tenho um certo receio quando encontro antigos amigos de dizer que ainda trabalho no mesmo lugar. Isso parece dizer que não progredi. E de fato é assim que me sinto. Salário baixo, pouco dinheiro. Mas acho que bondade e fidelidade compensam a vida que eu levo.
Fiz faculdade durante quatro anos. Me sinto preparado para novos desafios, sei que se tivesse eu sala de aula estaria mais realizado pois me esforcei para concluir o curso. Também sei que este jeito bonachão que eu tenho é um empecilho também.
Enquanto digito, vejo o reboca da casa estragado. A pintura há quatro anos que não é renovada. As janelas precisam de verniz. Meu quarto precisa de um guarda-roupa e de uma cama nova e de mais uma estante para colocar livros, necessidades que eu preciso suprir imediatamente.
Um dos meus grandes inimigos internos é o devaneio. Quase nunca estou no presente. Minha mente viaja do passado para o futuro numa velocidade impressionante. Me imagino nas mais variadas situações e diversas ocasiões perco preciosos minutos do aqui e agora. Essa fuga da realidade, esse refúgio nas ilusões parece ser algo automático. Como se simplesmente o cérebro ligasse sozinho o botão da ilusão sem minha autorização. Uma constante fuga da verdade para a mentira, do momento real para uma realidade inventada e inexistente.
Sei que preciso de uma disciplina mental que permita maior controle sobre tais divagações. Preciso de disciplina espiritual para poder ter sempre contato com Deus sem interromper o canal de ligação. Física também porque mente sã e espírito são são indissociáveis. Creio que cumprindo essas metas poderei encontrar maior satisfação e um viver pleno.

No comments: